O que comer antes de pedalar? Dicas de nutrição!

O que comer antes de pedalar

Hoje em dia, muito se fala da busca por hábitos para uma vida mais saudável, como começar a praticar esportes e atividades físicas e se alimentar de maneira correta. Por isso, hoje vamos trazer algumas dicas sobre nutrição esportiva que serão muito valiosas não apenas aos que estão começando, como também para os ciclistas mais experientes. Afinal, quem é que nunca se perguntou: o que comer antes de pedalar?

 

Mas afinal, o que comer antes de pedalar?

A primeira valiosa dica para quem vai praticar qualquer atividade física aeróbica, como pedalar, é: evite alimentos pesados antes da prática. Isso porque alimentos considerados mais pesados, como massas (carboidratos) e carnes (proteínas) em excesso, demoram mais para serem processados pelo nosso corpo no processo de digestão. Quando praticamos exercícios nestas condições, podemos passar muito mal por conta da congestão do aparelho digestivo. É bastante importante pensar no tempo entre a sua refeição e o momento que você começará a praticar o exercício, de fato.

Se a sua intenção é pedalar de manhã, por exemplo, o ideal é se alimentar pelo menos uma hora antes do exercício. Então, o ideal é acordar mais cedo para que dê tempo de tomar o seu café da manhã com calma. Agora, se você pretende pedalar após o almoço, o ideal é aguardar ao menos duas horas para realizar a atividade. Geralmente, o almoço é a refeição em que nós comemos um tanto a mais e estamos ainda mais pesados, a não ser que você tenha comido um prato bem leve, como salada com um filé de frango ou peixe grelhado, por exemplo.

Independentemente de qual seja a refeição em questão, o ideal é sempre comer alimentos que sejam mais leves antes das suas pedaladas, para que você não sofra de problemas digestivos durante o trajeto. A mesma regra é válida para líquidos: evite tomar muito líquido antes de praticar uma atividade aeróbica, pois se o seu baço estiver cheio enquanto você se exercita, o líquido chacoalha dentro do órgão e você vai sentir fortes dores. Por isso, cuidado!

 

Pedalar em jejum é correto?

Antes de entrar neste assunto, é preciso levar em conta dois fatores importantes: qual é o seu objetivo com o exercício e como é composta a sua massa corpórea. Se você está acima do peso e seu objetivo é eliminar gordura para emagrecer, o jejum intermitente pode ser uma saída, pois é uma prática que te ajuda a queimar gordura mais rapidamente. Porém, o ideal é você faça uma avaliação com um(a) profissional de educação física e uma consulta com um(a) nutricionista para entender melhor o seu corpo e quais são as suas necessidades, antes de começar qualquer tipo de dieta ou prática de jejum.

Ainda assim, vale ressaltar que um grande aliado da prática de atividades aeróbicas em jejum para queima de gordura é uma bebida isotônica, para repor os sais minerais e dar energia aos músculos, principalmente se você for percorrer longas distâncias.

Porém, se você já é uma pessoa magra, pedalar em jejum pode não ser uma boa opção. Na falta de gordura, o exercício trabalha com a queima de músculos, deixando você ainda mais magro e fraco. Por isso, você pode apostar em carboidrato leves e integrais uma hora antes do exercício. Esses alimentos são fontes de cálcio e potássio, como a banana, por exemplo. Outra opção são os alimentos energéticos, como o açaí.

Mas, é muito importante prestar atenção também na qualidade e na quantidade desses alimentos. Prefira alimentos e gorduras naturais (banana, vitaminas de frutas, batata doce, frango grelhado etc.) em vez de consumir industrializados (bolos prontos, sucos de caixinha, bolachas, refrigerantes etc.). Por fim, procure sempre optar por comer uma quantidade que você não te fará se sentir estufado. O ideal é que você sempre fique com um pouquinho de fome depois de terminar de comer.

 

Pós-treino: O que comer?

Assim como é importante prestar nos tipos de alimentos e na quantidade que será ingerida antes do seu exercício, também é importante pensar no que comer depois do treino de bike, não é verdade? Neste momento, novamente entra a importância dos seus objetivos. Se você quer queimar gordura, deve evitar ao máximo os carboidratos na sua refeição pós-treino. Alimentos como arroz, batata, macarrão, pães, bolos, que são ricos em carboidratos, repõe todas as calorias que você gastou no seu treino. O ideal é que você consuma saladas verdes, legumes e grelhados para atingir os seus objetivos.

Se você é uma pessoa magra e quer ganhar massa muscular, é interessante consumir alimentos para ganho de massa magra, como batata-doce, ovos cozidos e gelatina, como complemento aos seus grelhados e saladas.

 

Agora que você já sabe o que comer antes de pedalar e também o que comer no pós-treino, que tal colocar em prática seu projeto de exercícios com a bike e atingir os seus objetivos? Equipe a sua bike, coloque suas vestimentas, pense no seu trajeto e aproveite o treino!

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