Como levar crianças na bicicleta sem riscos?

Homem levando diversas crianças na bicicleta

Muitos ciclistas querem transmitir sua paixão para os filhos desde o começo. E definitivamente, as crianças adoram! Mas para ficar com a consciência tranquila, é importante entender como levar crianças na bicicleta com segurança!

Como Levar Crianças Na Bicicleta De Forma Segura – Algumas Recomendações

Antes de tudo, é necessário entender que quanto mais nova a criança, menos articulada ela é, logo, mais sensível. Se quer muito levar seu pequeno junto, dê prioridade à bons equipamentos e não deixe de conseguir um capacete infantil.

Para bebês, o melhor são as cadeirinhas frontais. De preferência àquelas que possuem extensão para as pernas e costas, que serão bem mais confortáveis e permitem que você possa conversar com a criança enquanto pedala.

Apesar disso, as cadeirinhas frontais são um tanto desconfortáveis para manobrar. Acostume-se com o peso extra e ande com cautela triplicada. Não tente subir ou descer, mesmo meio-fios simples, com o peso extra, há mais chances de perder o controle.

Para evitar que a criança mexa muito no guidão ou nos trocadores, você pode adicionar algo, como uma buzina que a entretenha.

 

Mãe carregando seus filhos na bicicleta

 

Confira as recomendações do fabricante, o limite de peso, instalação. Em caso de dúvida, não deixe de levar sua bike até a loja e pedir auxílio para escolher a mais adequada à suas demandas e ter sua cadeirinha instalada por um profissional que com certeza dará recomendações importantes de como levar crianças na bicicleta.

Caso ainda esteja escolhendo uma bike mais adequada para carregar crianças, as de passeio, mais robustas e com mais espaço entre o guidão e o espaço do ciclista são as mais recomendadas. Bikes pesadas em geral ajudam a distribuir melhor o sobrepeso da cadeirinha.

As mesmas bikes robustas de passeio também são as mais adequadas posteriormente, uma vez que você irá precisar de um bagageiro traseiro. Crianças mais crescidas geralmente ficam com essa parte, afinal, quanto maior o peso frontal, menor a dirigibilidade. Carregando a criança na cadeirinha traseira você sentirá mais conforto ao pedalar, mas não deixe de estar atento à criança, com muito cuidado ao virar subitamente para trás e perder o controle.

 

Mulher carregando seu filho

 

Dicas Importantes:

• As crianças são especialmente sensíveis ao sol. Evite horários de muito sol e calor.

• Comece aos poucos e escolha o trajeto mais seguro. Não tente ir muito longe de uma vez, você pode acabar se cansando fácil se não estiver acostumado ao peso extra.

• Cuidado ao fazer curvas, sinalizar e olhar para trás, pequenos movimentos podem acabar desestabilizando sua bike.

• Não leve a criança para passear sonolenta, ela pode acabar pegando no sono e será mais difícil manter sua segurança assim.

• Ao passar a criança para a cadeirinha traseira, seria interessante instalar um para-lamas no pneu.

• Quando mais devagar e com calma andar, mais controle você terá sobre a bike, não se expunha à riscos desnecessários.

• Sempre que conseguir, utilize a ciclofaixa.

• Se encontrar outros artigos de proteção infantis além do capacete, além de ficarem lindos, podem ajudar na segurança.

• Associe os passeios de bike com outras atividades que a criança gosta, isso certamente irá aumentar ainda mais seu interesse pela bike.

• Dialogue com a criança enquanto pedala, isso ajuda a mantê-la mais focada e diminui as chances de algum movimento inesperado dela que te desestabilize.

• Ao pedalar com a criança na frente, abra um pouco o ângulo dos joelhos e pedale com mais peso mas menos intensidade.

• Não tente fazer manobras nem correr muito, a menos que seja em uma área bem segura.

• Assim como em relação ao calor, não expunha a criança ao frio. Agasalhe-a bem, especialmente se ela for ficar na cadeirinha frontal.

• Tente fazer de toda a experiência algo lúdico para a criança.

Com essas dicas de como levar crianças na bicicleta, certamente você estará mais seguro e preparado para curtir junto com o pequeno um bom passeio e transmitir seus hobbies e valores enquanto se divertem!

No portal da Dias Bike você encontra muitos outros artigos interessantes sobre o universo do ciclismo à um clique. Acesse agora e confira!

 

Mãe carregando seu filho na bicicleta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *