Pedalar emagrece? Como usar a bike para perder peso?

Ciclista obeso pedalando

Esportes são diretamente proporcionais à manutenção de uma vida ativa e saudável. O ciclismo é uma atividade que envolve muito mais do que os músculos: pedalar emagrece, mobiliza o ciclista a sair, interagir socialmente, passear, curtir as paisagens.

É uma atividade que pode trazer muito prazer e realização e, não raramente, engaja o ciclista a cuidar mais do corpo, se preparar e ter interesse nas dinâmicas do esporte. Muitas pessoas levam o ciclismo como estilo de vida e só tem a ganhar com isso.

 

Homem ciclista pedalando

 

Será que pedalar emagrece mesmo?

Pedalar é uma atividade que mobiliza muitas áreas do corpo do ciclista. Exige uma boa postura, força no tronco e braços e especialmente o ritmo e firmeza das pernas. Exercícios aeróbicos, como o ciclismo, são especialmente recomendados para a perda de peso pois, ao trabalhar de forma rítmica e constante uma série de músculos, aumenta a demanda de consumo de energia. O consumo no ciclismo é, inclusive, relativamente maior do que a relação calorias/hora de outras atividades aeróbicas, como dança e natação.

Os benefícios do ciclismo agregam muito mais do que a perda de peso, como citado, suas modalidades permitem atividades que auxiliam contra o estresse ao colocar o ciclista pedalando fora de casa, seja no ambiente urbano, na estrada ou em ambientes off-road.

Além disso, existem muitos grupos, como os de ciclismo noturno, por exemplo, onde se pode encontrar um grupo de pessoas para pedalar, compartilhar trajetos, conversar.

Nas modalidades de estrada e off-road, o desafio é maior e o planejamento mais exigente, estudar rotas, ambientes, preparar os equipamentos.

Ao pedalar você irá, além de queimar energia, se hidratar com mais frequência, liberar hormônios que causam sensação de bem-estar, auxiliam na qualidade do sono e, na medida em que os desafios aumentam progressivamente, a demanda em cuidar melhor da alimentação para ter energia também se sofisticam.

 

Mulheres ciclistas pedalando

 

Dicas para usar a bike para emagrecer:

O ciclismo é uma atividade bastante completa para o corpo e para a mente, se o seu foco é o emagrecimento, separamos algumas dicas para ter o melhor aproveitamento nesse e outros aspectos que estão intimamente conectados:

• Respeite Seus Limites:

Não é nem um pouco recomendável começar com uma carga de esforços maior do que seu corpo está preparado. Perder ou manter peso é, acima de tudo, uma questão de progressão e disciplina. Ao ir muito além de seus limites, você corre o risco de acabar lesionado e impossibilitado de manter o ritmo.

Comece aos poucos, se possível, use um ciclocomputador para gravar seu tempo, distância e ritmo, assim é possível ter uma média geral e ir quebrando seus recordes aos poucos. A regularidade significa muito mais do que a intensidade de uma vez só.

Ciclista obeso pedalando

 

• Esteja Atento Ao Condicionamento:

Não basta apenas subir na bike e pedalar até a exaustão. Para aproveitar bem seu exercício sem sofrer com inflamações musculares depois, vale a pena se alongar, antes e depois, e estar atento à postura sobre a bike, o ritmo da pedalada e respiração e lembrando sempre de se hidratar. Evite ficar muito tempo desidratado e com sede, isso pode causar tonturas e fadiga excessiva.

• Procure Inovar Em Trajetos:

Você pode fazer longos trechos regulares, como em estradas, mas tome sempre cuidado com os outros veículos, ou pode também escolher um trajeto mais acidentado, com subidas e descidas e obstáculos. O desafio é prazeroso e, quando perceber, estará se preparando mais e batendo o próprio tempo ao tentar masterizar um trajeto mais complexo.

• Aproveite:

Muitas vezes a obrigação à que nos imputamos em perder ou manter peso pode acabar tirando a diversão do exercício. Felizmente, ao andar de bike você está muito mais livre do que dentro de uma academia. Tente fazer o melhor proveito de seu tempo, ouça uma música que dê energia, encontre amigos para compartilhar seus roteiros, encontre paisagens agradáveis, divirta-se. Aquilo que é feito com carinho tem um valor muito mais intrínseco.

Se fizer por mera obrigação, há uma chance de acabar ficando estressado com a atividade e desistindo sem curtir o melhor que ela tem a proporcionar.

Ciclista cai enquanto pedala

 

• Busque Acompanhamento Nutricional:

Nós somos aquilo que comemos. A nutrição é uma parte fundamental da vida. É comum que no dia a dia acabemos nos descuidando mas você perceberá que a alimentação ao praticar esportes pode ser uma chave para aumentar sua performance.

Agende um acompanhamento com nutricionista e busque aprender como cada categoria de alimento pode te ajudar a ter um desempenho melhor, não apenas na pedalada, mas na vida. Ao fazer escolhas mais racionais sobre o que se come, acabamos nos tornando mais responsáveis como nossos corpos e desenvolvendo uma relação mais madura com a alimentação. A nutricionista irá elaborar uma dieta adequada à suas demandas.

Pedalar emagrece e traz muitos benefícios para seu dia a dia, dê uma chance para a sua bike, se desestressar, conheça paisagens e pessoas novas e perca peso com prazer!

No portal da Dias Bike você encontra diversos artigos sobre o mundo das bikes sempre atualizados, confira!

 

Ciclista pedalando na montanha

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