Equipamentos que todo ciclista deve ter!

equipamentos para ciclismo

A bicicleta, antes do carro, já era um transporte individual muito popular. Porém, com os avanços mais recentes e o aumento de carros, as ruas começaram a se tornar um pouco hostis aos ciclistas.

Mesmo sendo progressivamente substituída como meio principal de transporte, as bikes estão muito longe de perder seu lugar no interesse popular, já que o fascínio por elas só cresce.

Mas com o novo modelo de trânsito e transporte, assim como as novas modalidades esportivas e de hobbie, ser ciclista demanda adaptações e equipamentos. Confira no texto de hoje quais são eles!

 

Equipamentos de segurança pessoal

Começando pelos considerados como artigos fundamentais para a sua própria segurança:

 

Deve ser acolchoado, ter ventilação e múltiplos ajustes. É sua proteção primária para o crânio, que é uma área extremamente sensível a choques e muito suscetível a danos em colisões. Artigo fundamental de segurança que não deve jamais ser desconsiderado.

 

Não basta ser um simples óculos escuro. Fora a delicadeza dos nossos olhos em casos de colisão, estar equipado com óculos evita irritações – como as causadas pela fuligem de escapamentos, o choque de insetos e outras eventualidades que podem tirar a sua estabilidade na pedalada.

 

Muito além do caráter estético, as roupas para ciclismo possuem tecnologias pensadas para muitas situações que podem ocorrer.

As bermudas possuem um corte adequado e reforço para evitar irritações com o selim e manter livres as áreas mais trabalhadas, especialmente as pernas.

Camisas de ciclismo têm cores vivas e chamativas para destacar o ciclista em meio ao asfalto. Apesar de parecerem muito justas, elas são extremamente confortáveis e, além de manter o calor do corpo evitando a troca constante de temperatura com o ambiente frio, também têm função aerodinâmica.

 

Luvas valem muito a pena para atenuar a abrasão que a manopla da bicicleta causa e proteger as mãos de machucados e calos. Dê preferência a tecidos que sejam respiráveis, almofadados e em couro na palma.

Sapatilhas para ciclismo se ajustam perfeitamente com os pedais e sua aderência evita escorregões e dores causadas por má postura do pé, que pode ser ocasionada por calçados muito desproporcionais, com cravos altos ou solados lisos, poupando assim o excesso de força empreendido pela panturrilha.

 

Equipamentos de segurança para a Bike

O ciclista também faz parte do trânsito e, assim como os outros veículos, precisa cumprir determinações, de acordo com o artigo 105, parágrafo IV. Partindo das determinações, alguns itens são fundamentais:

 

  • Lanterna/farol, por motivos óbvios de sinalização, devem ser o primeiro implemento a se considerar em sua bike. Além de proporcionar artigo de direção defensiva indispensável, a lanterna aumentará o seu campo de visão em estradas escuras.

 

  • Campainhas: Em ambientes urbanos, é determinação o uso de campainhas para sinalizar a sua passagem tanto aos pedestres e outros ciclistas como a motoristas de automóveis. Elas funcionam na mesma lógica das buzinas de carros e motos e, para aumentar sua direção defensiva, não deixe de sinalizar ao tornar em esquinas e fazer manobras no trânsito.

 

  • Espelhos: Manter-se olhando para trás pode tirar a sua estabilidade. Espelhos são indispensáveis em qualquer meio de transporte no trânsito.

 

  • Uma trava de segurança: Sente receio de deixar sua bike encostada para entrar em um estabelecimento ou ter que ficar longe dela por um tempo? Uma trava, além de não custar quase nada, garante segurança e praticamente não ocupa espaço.

 

  • Artigos de Reparo: Ferramenta portáteis, bomba para encher pneu, selantes de câmara de ar, farolete, lubrificantes para a correia, catraca, cubos e freio e até itens reserva, como uma corrente extra podem salvar sua pedalada em certas situações. Além disso, boa parte desses artigos ocupam pouco espaço. Uma mochila de hidratação pode comportar todos esses itens e ainda reservar um meio prático de hidratação que mantenha a água fresca.

 

 

Assine nosso newsletter para receber mais promoções e artigos como esse!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *