Dicas para usar a Bike como meio de transporte!

Homem pedalando na cidade

Há pouco tempo, os veículos que lotavam as ruas das grandes capitais não eram carros nem motos. Com a popularização da extração de borracha no Brasil e na Ásia e a indústria do aço a todo vapor, as bicicletas eram as protagonistas no transporte popular dos trabalhadores e estudantes.
Muita coisa se passou de lá para cá e a bike continua popular, mas abriu mão desse status no ambiente urbano para os carros, motos e transporte público. Ao mesmo tempo ganhou espaço nos esportes, nos transportes práticos e até à longa distância.
Elas vêm se tornando cada vez mais viáveis em todos esses ambientes graças às mudanças tecnológicas que vem sofrendo – o que só aumenta seu público e aumenta sua popularidade.

Homem pedalando na cidade

Como usar a bike como meio de transporte?

 

Trouxemos hoje algumas dicas para usar a bike como meio de transporte. Vale pensar em cada ambiente e entender os cuidados e as vantagens de cada um deles!

 

• Itens para percorrer longas distâncias

 

Seja como artigo esportivo ou de meio de transporte, cruzar grandes distâncias de bike não é mais uma tarefa ingrata e exaustiva. Com algum condicionamento, um ciclista é capaz de ganhar grandes espaços sem sofrimento.
Mountain Bikes de aros menores, como os de 26” conseguem conferir um bom desempenho com conforto e ganho de distâncias. Para complementar a qualidade de uso, você pode optar por itens que diminua o desgaste e a dor causada pela pedalada prolongada, optando por luvas, trajes de ciclismo e calçados adequados – que podem ser facilmente guardados em uma mochila.

Hidratação também é um fator muito importante. Percursos muito distantes causam desidratação, e uma caramanhola (clássica garrafinha de água) que conserva a temperatura da água é um item de grande auxílio  durante a trajetória.
É importante também estar preparado para eventualidades, por isso, uma bomba de pneu e um pequeno kit de chaves podem te salvar de um contratempo em lugares mais distantes.

Mulher de bicicleta na cidade

• Cuidados na cidade

Certamente usar bike no ambiente urbano irá te poupar de um grande estresse, de ficar preso no trânsito em engarrafamentos intermináveis. Em diversas situações, estará numa situação mais prática e menos arriscada do que muitos motociclistas, além de cuidar muito mais de sua saúde física, mental e melhor sua qualidade de vida ao pedalar em relação à vida sedentária e estressante.
Mas, um ciclista está desprotegido em relação a outros meios de transporte do trânsito. Isso exige que você redobre seus cuidados, sinalize com o braço ao tornar uma esquina, use sempre a ciclofaixa, esteja atento às buzinas e utilize sempre os equipamentos obrigatórios pela legislação, como:

Capacete:

Artigo indispensável de proteção. Sua obrigatoriedade é incontestável, até por motivos óbvios, assim como é o capacete aos motociclistas.

Espelho Retrovisor:

Apesar de ter sido atualmente vetado da lista obrigatória, continua sendo um item importantíssimo para estar alerta durante o trânsito.

Adesivos, fitas e farol:

Além de observar o trânsito, é necessário ser observado para evitar choques. Roupas de ciclismo também possuem cores vivas que destacam o ciclista durante o dia. À noite, não se esqueça de manter a lanterna de sua bike ligada, esse pequeno gesto pode ser determinante para sua segurança.

Pessoas pedalando próximo ao rio

• Pensando na segurança de sua bike

Ocasionalmente, você vai precisar descer de sua bike e nem sempre terá onde guardá-la em segurança. Um item que não pesa nem custa quase nada e pode garantir uma sensação maior de segurança contra roubos é o bom e velho cadeado, que traz um bom alívio na consciência.

O ciclista está recuperando seu espaço no trânsito e avançando em todos os meios. Para não correr riscos nem ficar para trás, equipe-se. A segurança e a praticidade nunca saem caro!
No portal da Dias Bike você encontra a linha completa para tomar as ruas com sua bike, acesse a loja, o blog e assine a newsletter para ficar por dentro de tudo isso e muito mais!

Mulher pedalando no parque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *