Dicas para começar a andar de bike com frequência

andar de bike com frequência

Hoje em dia, cada vez mais pessoas estão buscando cuidar da saúde, dispostas a modificar seus hábitos para ter um corpo mais saudável. Por isso, atividades como crossfit, zumba e artes marciais estão em alta. O fato é que nem todas as pessoas gostam das mesmas atividades. Muitas preferem se exercitar ao ar livre, e é assim que surge a ideia de comprar uma bike, que é um modo de se manter saudável de forma muito prazerosa. Por isso, hoje vamos falar com você que está pensando em começar a andar de bike, mas não ainda sabe por onde.

 

Escolha uma bike que atenda às suas necessidades

O primeiro passo para qualquer pessoa que pretende começar a andar de bike é comprar uma. Mas, neste momento podem surgir muitas dúvidas, pois existem bikes que tem finalidades diversas. As Mountain bikes, por exemplo, são mais robustas e resistentes, mais indicadas para trilhas em áreas com solos mais arenosos. As bikes de passeio já são mais indicadas para quem vai andar prioritariamente dentro da cidade, com o parceiro ou parceira e filhos aos finais de semana, ou mesmo depois do expediente de trabalho.

Já as bikes Speeds são bicicletas para quem quer velocidade, sendo bastante indicadas para quem quer percorres grandes distâncias e realmente quer pedalar para se exercitar e adotar um novo estilo de vida. Então, você deve avaliar qual é a seu objetivo em começar a andar de bike, para escolher a que mais se encaixa com as suas necessidades.

 

Como começar a andar de bike?

Antes de pensar em sair por aí desbravando o mundo em cima da sua bicicleta, é muito importante que você cuide um pouco do seu preparo físico para começar a andar de bike. Isso porque andar de bike requer muita movimentação dos seus membros inferiores, além de uma postura correta para que você não sofra com dores na sua coluna depois de uma boa pedalada.

Outra dica valiosa é que você comece aos poucos, isto é, todo aspirante a ciclista deve percorrer distâncias que não sejam tão longas de início para não forçar demais a sua musculatura. Evitar subidas muito íngremes ou muito longas também é uma boa dica para os iniciantes, isso porque esses trechos exigem muito da sua capacidade cardiovascular, assim como da musculatura.

Por isso, se você não é um atleta e pretende iniciar a sua rotina de exercícios, comece com uma intensidade menor e aumente gradativamente. Você pode estabelecer uma meta diária, propondo-se a andar 10 minutos a mais por dia até que chegar a um nível ideal para o seu corpo. É importante respeitar seus próprios limites para que a atividade não se transforme em um problema de saúde. Com a ajuda de  um profissional de educação física, você pode fazer uma avaliação e verificar com certeza o quanto seu corpo aguenta.

 

Acessórios que não podem faltar!

Depois de escolher a bike ideal, é hora de adquirir os acessórios para começar a pedalar com segurança. Por isso, é fundamental pensar nas vestimentas necessárias para andar de forma segura e confortável. A ausência do capacete, por exemplo, pode ser um grande perigo. Durante uma queda, a a cabeça é a parte do corpo mais importante a ser protegida é a cabeça, para que não tenha chances do acidente trazer consequências mais graves.

Adquirir roupas apropriadas para a prática do esporte é ideal para quem deseja iniciar a atividade. Isso porque essas roupas especiais são feitas de material leve, flexível e resistente, para que você tenha mais liberdade nas suas pedaladas e não transpire tanto durante o exercício.

Além disso, andar de bike é uma prática ao ar livre. Portanto, dependendo do horário é necessário que você se proteja do sol, pois os raios ultravioletas são prejudiciais à saúde da nossa pele. Além de vestir uma roupa adequada, é importante usar algo que te proteja dos perigos da sua pele. Para isso, você pode adquirir os mangotes que são feitos especialmente para proteger os braços, que ficam estendidos no guidão.

Além disso, há outros acessórios que são indispensáveis a uma boa pedalada, como uma boa garrafa térmica com água gelada, para te acompanhar sempre no suporte da bikeManter-se hidratado é essencial em qualquer atividade física, já que o desgaste e a desidratação podem resultar em fraqueza, dores de cabeça e, em alguns casos, até desmaios.

É importante saber também que é preciso começar em ciclovias ou em parques com pistas específicas para bikes. Pense em um local seguro para começar a andar de bike, pois a sua segurança é tudo!

E aí, gostou das nossas dicas? A Dias Bike sempre traz as melhores dicas do universo dos ciclistas, fique ligado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *