Como evitar marcas de sol ao andar de bike

Mãe passando protetor solar no filho

A maioria das atividades esportivas precisam ser praticadas fora de casa e geralmente são praticadas durante o dia, graças ao calor.

O sol é uma fonte primária de vitamina D, que ajuda o corpo a processar o cálcio. Ou seja, a exposição ao sol é fundamental para a saúde, mas quando prolongada sem cautela pode acabar sendo um problema. Pessoas que trabalham muito expostas ao sol, como no campo, office boys, carteiros, agentes de trânsito e pedreiros não raramente se queixam de problemas na pele.

Às vezes não é possível limitar a exposição por necessidades maiores e, mesmo em períodos menores de exposição ao sol, é importante estar prevenido.

Selecionamos algumas dicas para ter um bom aproveitamento em suas pedaladas e poder curtir o sol sem culpa!

Passando protetor

Dicas para evitar marcas de sol ao andar de bike!

Separamos algumas dicas para você se proteger do sol ao andar de bike ou mesmo ao praticar qualquer atividade física ao ar livre. Confira!

• Protetor solar em primeiro lugar

Os protetores solares bloqueiam parte dos raios UVA e UVB, que, em um nível excessivo, podem enfraquecer e destruir as fibras de colágeno da pele – causando envelhecimento precoce, flacidez, rugas, manchas e, em casos extremos, câncer de pele.

Os FPSs, que geralmente vão de 15 a 60 são determinados pela necessidade, espessura e sensibilidade da pele, pela pigmentação mais frágil.

O ideal é que usemos ao menos um FPS 15 ao passarmos algum tempo no sol, mesmo que seja de passagem, ao sair para o trabalho e afins.

Para a exposição real ao sol, é interessante começar com um fator mais alto, em torno dos 50 e, caso não possua pele muito sensível e branca, ir diminuindo para 45, 35, 30.

 

Marcas de sol na cabeça depois do pedal

 

Pessoas com tendência à sensibilidade devem usar ao menos o fator 30 no dia a dia e, em situações como ao pedalar, ir à praia e outras, investir no fator 60.

 

Mãe passando protetor solar no filho

 

• Roupas específicas para esporte

Os trajes para praticar esportes são fundamentais.

Maioria dos esportes, principalmente aqueles praticados outdoors, possuem um traje planejado para suprir as necessidades do atleta e aumentar seu desempenho.

Já se perguntou, por exemplo, porque surfistas usam traje? Além de manter o controle térmico do surfista, já que muitas praias possuem água gelada, ela também bloqueia a incidência dos raios solares sobre a pele do esportista, especialmente porque a água salgada potencializa a ação negativa do sol sobre a pele.

O caso dos trajes de ciclismo não é tão diferente. Ele também mantém a temperatura corporal para evitar os choques térmicos, absorve o suor e dá liberdade de movimento para o ciclista.

A proteção solar certamente também foi considerada, afinal, o ciclismo dá-se em ambientes externos e precisa de grandes espaços para percorrer e geralmente é praticado durante o dia.

O sol e o esforço aumentam o suor e, para evitar assaduras ou potencializar os efeitos negativos do sol sobre a pele, seu tecido é mais livre para a pele “respirar” e também possui maior absorção.

Não deixe de considerar este item ao fazer uma boa pedalada, queimaduras de sol podem ser incômodas, dolorosas e demoram a se recuperar. O protetor solar por si só não será capaz de controlar outros fatores citados como a sudorese e os choques térmicos.

 

Roupas de ciclismo

 

• Mangas longas são uma boa solução

Não se preocupe: mesmo em um dia de grande calor, o traje de ciclismo não irá te fazer cozinhar como as roupas de algodão. Mas é compreensível que a grande maioria dos ciclistas, ao escolher seu traje optem pelas bermudas e camisas de manga curta. Com o grande calor produzido pelo corpo, estar com os membros expostos ajuda a evitar a sensação de sufoco e excesso de aquecimento.

Acontece que, prolongadamente, talvez seja mais interessante investir na manga longa para proteger seus membros. Se você comprou um traje de mangas curtas e bermuda, tudo bem: é possível estender a proteção aos membros expostos sem comprar um novo traje.

Pensando nisso, na praticidade e na chance de optar pela proteção em momento de muito frio, muito calor ou chuva, manguitos foram projetados; são extensões do traje de ciclismo para serem vestidos nos braços e nas pernas, que podem ser facilmente removidos e transportados.

Não deixe o receio te impedir de curtir uma boa pedalada numa tarde ensolarada ou ao começar o dia, graças aos avanços no ambiente do ciclismo, é possível que você aproveite sem culpa e receio algum, basta algumas medidas pequenas de precaução que irão aumentar muito o seu rendimento.

 

Manguitos de ciclismo

 

No portal da Dias Bike você encontra todos os artigos citados e mais produtos e bikes com frete grátis e outras postagens sobre a cultura do ciclismo, não deixe de acompanhar e assinar nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *